Ao longo dos anos a planificação das auto-estradas tem sido alvo de estudo aprofundado, tendo como principal interesse, a diminuição da sinistralidade rodoviária.
Este estudo da via pretende a eliminação do efeito "hipnose" que a condução neste tipo de vias promove e afeta em grande número os condutores que nelas circulam.
Curvas, curvas e mais curvas
Ao verificarmos a configuração primária das auto-estradas, constatamos que grandes e longas retas eram desenhadas e levadas para o terreno.
Acontece que foram sendo registados acidentes por despiste, acidentes esses não compreendidos pelas autoridades, uma vez que as vias tinham boa qualidade.
No sentido de se perceber a razão de tão elevada taxa de sinistralidade nas auto-estradas, desenvolveu-se um estudo que, algum tempo depois, veio a concluir que muitos desses acidentes se deviam, essencialmente, ao adormecimento dos condutores.
A razão dos micro-sonos
O micro-sono é um adormecimento momentâneo que tem uma variação entre os 3 e os 6 segundos. Tem como causa a monotonia associada a algum cansaço.
Estes micro-sonos têm uma grande aparição nos condutores que estão expostos a uma condução monótona, sem grandes variações. Surge sem que nos possamos aperceber e pode ser mortal.
O combate aos micro-sonos
Não sendo de fácil detecção o surgimento destes micro-sonos, é no entanto perceptível por parte dos condutores algum incómodo na sua condução.
E quando tal acontece, o condutor deverá perceber os sinais que o corpo emite e responder positivamente aos mesmos, ou seja, parar a sua viatura e descansar.
Sempre que durante a sua condução perceber que não se recorda de um troço de via que já percorreu, trava de alguma forma sem que haja necessidade para tal, a cabeça pese ou as pálpebras, isso são sinais de micro-sono iminente.
A resposta ao problema
Identificado o problema, um deles, e percebendo que os condutores continuavam a não o valorizar, as entidades competentes avançaram para outras soluções que se vieram a mostrar bastante positivas.
O desenho das auto-estradas passou a ser composto bastantes alterações de trajectórias, o que faz com que os condutores se mantenham atentos e ocupados no manuseamento da direcção do veículo.
Com esta solução, a questão da monotonia na condução em auto-estrada foi diminuída e a taxa de sinistralidade envolvendo esta facto como causa, também.
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