Uma das manobras que se aprendem quando se está numa escola de condução a frequentar o curso de formação para aquisição de carta de condução, é a manobra de marcha-atrás. Uma manobra que é tida na legislação como de recurso ou auxilio.
Esta manobra, que nada mais é do que transitar em direcção contrária à marcha normal, mantendo o mesmo sentido, apenas pode ser realizada em situações muito especificas e de forma inalterável em relação a outras manobras.
Quando posso realizar a manobra de marcha-atrás ?
A manobra de marcha-atrás é uma manobra de recurso ou de auxilio. Para ser realizada, legalmente, o condutor apenas a pode fazer em situações muitos especificas; para estacionar ou numa situação de estreitamento de via.Caso não seja feita nestas circunstâncias, o condutor que a realize, incorre numa contra-ordenação que poderá variar entre a grave e muito grave, com as respectivas sanções acessórias. Devemos estar atentos ao facto de podermos ser detectados em irregularidade.
Como devo fazer para a realizar ?
Quando houver necessidade de realizar a manobra de marcha-atrás, o condutor deve ter em atenção o lugar onde a vai realizar; o lugar deve ser de boa visibilidade e nunca, apesar dessa boa visibilidade, estar enquadrada numa situação de auto-estrada, túnel ou de fluxo de trânsito.Ao realizá-la, essa execução deve garantir que a manobra deverá ser feita o mais lentamente possível, o mais à direita possível e no menor trajecto possível. A manobra deverá ser suspensa sempre que surgir um veículo a transitar e a sinalização a utilizar deve ser o "pisca" da direita ou, eventualmente, as luzes de perigo (quatro piscas).
Se pensarmos que esta manobra requer perícia na sua realização, saber realizá-la é garantir que, sempre que haja necessidade em executá-la, se garante que não se vai ficar a condicionar o trânsito.
Podendo não saber, o leitor deste artigo, uma grande percentagem dos encartados em Portugal não sabe executar adequadamente a manobra de marcha-atrás. E você, sabe executá-la, lentamente, em recta e curva ao longo de um passeio?
Sem comentários:
Enviar um comentário