Nunca fui e não sou, mas não quer dizer que não possa vir a ser, um admirador do treinador Costinha. Não por alguma razão em especial, mas apenas porque nunca vi uma equipa, nas suas mãos, a desenvolver um futebol eficaz. Nunca vi, não! Nunca tinha visto.
Li, esta semana, que a continuação do Costinha como treinador da Briosa estava a ser equacionado pela direção academista. E em relação a isto, apenas me apraz dizer que, a ser verdadeira a notícia, para bem deles, devem abortar a ideia. Arrisco dizer que a Académica de Coimbra e o Costinha, o Costinha e a Académica de Coimbra são o encaixe perfeito de duas peças do mesmo puzzle.
Ou seja, para mim, que não percebo nada disto, no inicio desta época a Académica precisava do Costinha e o Costinha precisava da Académica. No entanto, agora, com o excelente trabalho que ele está a desenvolver na AAC, a Académica continua a necessitar de Costinha, mas ele, Costinha, já não precisa da Académica para nada.
Para percebermos melhor a coisa, o treinador Costinha, se for despedido pela Académica, não terá qualquer problema em encontrar um clube para treinar. Ao longo destes meses na Académica, ele cresceu e evoluiu bastante como treinador. Já a Académica, se ele for embora, não irá, facilmente e no imediato, encontrar um treinador que leve esta nau a um porto, tão bem, como aquele em que o Costinha conseguirá atracar.
As expectativas diretivas
Seria, quiçá, expectável pela direcção da AAC, ao contratarem o Costinha, que este levasse a equipa da Briosa de volta à primeira liga. Neste momento isso não me parece de todo possível. Mas não me parece possível, não por falta de qualidade do trabalho do treinador Costinha, mas sim porque a equipa não está madura suficiente para lutar pela subida, esta época, e porque as equipas "B's" que por ali competem não estão, este ano, a fazer uma campanha excelente.
Um chuto certeiro
Analisando o trabalho desenvolvido pelo Costinha na Académica ao longo desta época e tendo em consideração o nível da equipa da AAC, que está longe do muito bom, apesar de ter bons jogadores, é excelente a sua prestação. Está posicionado num lugar muito bom e com uma preparação avançada para, na próxima época, com a introdução de alguns atletas que se encontram este ano sob a batuta do treinador Miguel Carvalho, na equipa de juniores, atacar e lutar pela primeira posição da tabela e a respectiva subida de divisão, de forma sustentável.Mas este, claro, é apenas mais um devaneio meu.
Sem comentários:
Enviar um comentário