O meu escrito de hoje vai na linha de orientação do escrito "Educação Social nas Escolas". Vai nesse sentido, mas não com o mesmo conteúdo. Hoje quero reflectir sobre o défice que existe, na sociedade em geral e nas comunidades em particular.
Sismos
Cada vez mais em todo o Planeta se vão tendo notícias sobre a ocorrência de sismos. E como se sabe - abordei o tema no escrito "A Terra tremeu, e agora?" - Portugal não está isento dessa ocorrência - veja-se os sismos mais recentes em Arraiolos.
Acontece que, no meu ponto de vista - e admito estar errado (assim o espero) - a sociedade em geral não está preparada para agir em caso de sismo de maior amplitude. Quero dizer, então, que, a sociedade em geral e as pequenas comunidades - escolas - não são treinadas com simuladores que proporcionam às pessoas, rotinas de acção.
Será que conhecemos as plantas de emergência e os planos de evacuação de um Centro Comercial onde, em determinada ocasião estão centenas de pessoas? Sabemos onde estão os "Pontos de Encontro"? E os nossos filhos, na escola, sabem o que são e onde estão os "Pontos de Encontro"? Sabem como actuar em situação de sismo? E os funcionários das escolas, têm formação teórica/ prática, contínua, para agir em conformidade?
Parece-me que muito ainda há por fazer para conseguirmos melhores comunidades e uma sociedade mais sustentável. E cabe-nos a todos trabalhar por isso.
Sem comentários:
Enviar um comentário