quarta-feira, julho 13, 2016

Conspiração



"No parlamento o dia estava reservado à discussão sobre a proposta governamental de aquisição de material militar, nomeadamente o Fuzil de assalto HK 416, uma arma de fabrico alemão, com um alcance de 1000 metros e uma eficácia garantida de 400 metros, com capacidade para realizar, por minuto, entre setecentos a novecentos disparos. Tem um comprimento de 690 milímetros e um peso de 2,950 kg. 

Tratava-se de um investimento de três mil milhões e meio de euros. 



O Governo alegava que seria um investimento que permitiria as forças armadas nacionais estarem melhor equipadas e capazes de representar o país nas missões da NATO, onde estivessem integradas. Já os partidos da oposição defendiam que se tratava de despesismo orçamental que iria ter repercussões nos Orçamentos de Estado dos trinta anos seguintes. Uma vez que o Governo tinha uma maioria parlamentar relativa, apenas necessitava de um voto da oposição para aprovar a proposta que tinha à discussão e votação. Tencionava consegui-lo no debate que se ia realizar, apresentando contra partidas regionais a quem ajudasse a aprovar o negócio. 

- Queiram vossas excelências saber que, graças à linha de governação deste executivo, somos agora vistos como um país mais credível do ponto de vista de estratégia e intervenção militar pelos nossos parceiros da NATO - ia dizendo – E tudo isso se deve à forma como temos actuado e à disponibilidade que temos demonstrado – bebeu um pouco de água – Mas é necessário fazermos mais… - uma pausa, olhando as bancadas representativas das cores da coligação que constitui o Governo - …é necessário estarmos equipados com o melhor material… com o mais fiável e de preferência fabricado na Europa. "


Conspiração - Miguel Branco

Sem comentários: