segunda-feira, junho 29, 2020

Os tumultos da não-razão



E agora, senhor Trump? O que vai fazer a esses terroristas que proliferam por esse território do "sonho americano"? Vai capturá-los com o seu exército de tropas altamente equipadas, levá-los para Guantanamo Bay e sujeita-los às mais atrozes técnicas de interrogatório; deploráveis técnicas de interrogatórios?  

Sob o pretexto de uma luta nas ruas contra o racismo - algo que apoio se estivermos na presença de uma luta pacifica e construtiva do pensamento humano, não aquele discurso que incentiva ao ódio protagonizado por Joacine Katar Moreira - Tenho-me apercebido através das imagens difundidas pela comunicação social, que já não é esse o principio das manifestações, mas outro, provavelmente apoiado pela extrema-direita e que vai no sentido oposto ao que se pretendia e tem o objectivo único de criar o caos, camuflando-se e confundindo-se com outras frentes.

Os Antifas são elementos anti-fascistas, compostos por elementos de extrema-esquerda, anarquistas e anti-capitalistas. Integram, também eles as manifestações com o intuito de provocarem o caos e utilizam técnicas de manipulação de massas, levando grupos á prática de acções criminosas, como vandalizarem propriedade privada e bens públicos. A última moda e estúpida é a destruição de estátuas representativas de um passado, da história que não se pode apagar e que serve - tem de servir - para todos nós reflectirmos no que de mau já ocorreu, para que não se repita.

Ao ver na televisão como na terra do Tio Sam as estátuas caíam, veio-me à memória a imagem da Estátua de Saddam Hussein a ser derrubada pelas tropas norte-americanas. Tudo tão igual.

Se ontem tinha algumas pseudo-certezas, hoje tenho verdadeiras dúvidas. Olhando aqueles actos perpetuados por pessoas cujo intelectualidade e inteligência emocional é questionável, no mínimo, as minhas verdadeiras dúvidas centram-se na incerteza em estar certo, se aquele povo percebe o que se está a passar, como estão a ser manipulados e de que forma estas acções erradas estão a beneficiar Donald Trump e a matar a democracia e todos os princípios pelos quais os seus antepassados tanto lutaram

Aqueles que à noite vão para a rua, não percebem que estão a sobrepor a não-razão à razão.


Imagem: DW

Sem comentários: