Se vamos conduzir um motociclo, um dos elementos a ter em consideração é o capacete; um elemento pertencente à segurança passiva, ou seja, aquela que, estando presente, atua essencialmente nos momentos em que é chamada a atuar, para evitar danos maiores ou morte.
Como sabemos, na compra de um capacete está, essencialmente, por grande parte dos compradores, o custo do artefacto. No entanto, esse não deveria ser o primeiro item da lista quando na loja procuramos o capacete ideal.
Que capacete devo adquirir para maior segurança?
A resposta a esta questão é simples de responder; o melhor ou o mais adequado capacete para qualquer motociclista é, sem qualquer dúvida, o capacete modular.
Poderá, certamente, não ser o mais enquadrado com o estilo de moto que se conduz, no entanto não deixa de ser o mais adequado. E o argumento é simples, podendo, ainda assim, ser equacionado.
O capacete modular é um capacete que, além de fazer uma proteção efetiva da cabeça - inclusive da zona frontal - , tal como o integral, permite que o motociclista o possa abrir e desbloquear a face, facilitando o diálogo com outros utilizadores da via pública, mas essencialmente, permite que, em caso de acidente rodoviário, as entidades de socorro possam operar ao nível dos elementos respiratórios sem diminuir a proteção craniana.
Quando compramos um capacete, deveremos perceber que, mais do que beleza, deveremos olhar para o nível de proteção que ele nos proporciona. Assim, conduzir um motociclo ostentando um capacete aberto, não será, definitivamente, a melhor opção; ainda que muitos sejam os condutores que optam por esta escolha.
Relativamente ao capacete integral, ao nível da proteção não é mau, muito pelo contrário, no entanto no ponto de avaliação do socorro, não é adequado; se o motociclista acidentado entrar em paragem cardio-respiratória, onde haja necessidade de intervenção de respiração assistida, o facto de ter de retirar o capacete, sem que hajam certezas da inexistência de fraturas cranianas, pode levar a que as consequências sejam nefastas.
Se o capacete utilizado for um modelar, a assistência pode ser efetuada sem reservas, uma vez que o cranio estará sempre resguardado pelo casco.
Sem comentários:
Enviar um comentário