segunda-feira, janeiro 30, 2017

# As running light's ou as luzes de cruzamento


De há alguns anos para agora, os automóveis e alguns motociclos, têm surgido com umas luzes identificadoras de circulação diurna - running light's - que servem unicamente para isso mesmo; identificar um veículo em circulação diurna.

A história destas luzes é bastante curiosa, uma vez que surgiram nos países nórdicos, nomeadamente na Suécia e que teve o propósito de ajudar a identificar a presença de veículos em circulação, de modo a diminuir a sinistralidade rodoviária. O intento foi conseguido.

As running light's ou os médios?


Existe uma grande dúvida sobre a utilização das running light's e das luzes de médios; substituem-se ou complementam-se? Poderão umas substituir as outras? Quando temos de utilizar as luzes de médios?

Vou tentar, neste artigo de opinião e conhecimento, esclarecer as dúvidas, escrevendo de uma forma simples e directa. como referi acima neste texto, as running light's surgiram para combater um tipo de sinistralidade rodoviária que incidia durante o dia e que tinha como causa a incapacidade de um condutor avistar o que vinha em sentido contrário, devido, essencialmente, a situações de contra-luz.

Surgiu também a obrigatoriedade de circularem com as luzes de cruzamento acesas, de dia e de noite; mas nos países da Europa do sul essa obrigatoriedade demorou a chegar e não foi total. As normas ao código da estrada foram sendo adaptadas, mediante cada estado europeu.


A norma das luzes de cruzamento em Portugal

Em Portugal, a legislação do Código da Estrada contempla que, as luzes de cruzamento, ou médios, como são popularmente conhecidos, devem ser utilizados do anoitecer ao amanhecer. Devem, ainda, ser utilizados para assinalar a presença do veículo sempre que, de dia, as condições atmosféricas ou ambientais assim justifiquem, para assinalar a presença do mesmo.

Consideram-se condições atmosféricas adversas, a existência de chuva ou nevoeiro. Já quando a legislação identifica condições ambientais, está a referir-se a situações de fumos intensos - no Verão - assim como situações de contra-luz, provocadas pela incidência solar ou em zonas cuja sombra de obstáculos marginais da via incida sobre a faixa-de-rodagem.

Os veículos motorizados de duas rodas deverão circular sempre com as luzes de cruzamento acesas.


Sem comentários: