sexta-feira, maio 29, 2020

- Uma higienização, por favor! -

Não sei se acontece convosco, mas comigo passa-se regularmente. De manhã, ao acordar, naqueles breves instantes em que estou sentado na cama a estabelecer os níveis do aparelho vestibular, que para quem - eventualmente - não saiba, é o sentido que garante ao Ser humano a capacidade de  manter o equilíbrio enquanto se desloca, blá, blá, blá. 


Dizia então eu que, sentado na cama, dou comigo a pensar sobre o que pode acontecer ao longo do dia, que fuja, de todo, aos momentos, mais-ou-menos, rotineiros. É que, por mais que seja planeada a actividade de viver mais um dia, algo inesperado pode acontecer.

Hoje foi mais um desses dias, com a diferença de que, esse pensamento se me aflorou enquanto tomava o pequeno-almoço sentado à mesa que comprámos para colocar na varanda. O que será que poderá passar-se hoje que seja diferente de um dia de trabalho de segunda-feira habitual? - Tudo o que possa acontecer de diferente não pode ser espectável às primeiras horas da manhã, e não foi!

Tudo corria sobre rodas - literalmente :-) - quando ao finalizar a aula das 10 horas da manhã, vejo um automóvel de reportagem da estação de televisão SIC a para junto de nós. O operador de imagem começa a retirar o material de trabalho enquanto eu higienizo o meu carro - como a DGS e a sua avozinha mestre assim indicaram - preparando-o para o novo aluno. 

Entro na escola e percebo que os senhores estão ali para reportar algo da escola de condução relativamente à pandemia da COVID-19 e ao desconfinamento. Uma vez que já tinha higienizado o meu carro, apressei-me para iniciar a nova aula e desse modo escapar à situação de filmagem. Perdoem se possa parecer prepotente, mas eu estava mesmo a ver que poderia sobrar algo para mim. E não me enganei!

Quando me preparava para sair, um Boss chamou-me e informou-me que me tocava a mim proceder ao ritual de higienização para a filmagem do operador da camera; não fora o escolhido pela beleza ou lindos olhos :-) mas sim porque o meu carro é branco de cor com uns efeitos coloridos, vistosos e que dariam maior destaque na filmagem. E se fui o eleito, tive de voltar a repetir o processo enquanto o operador me ía dando uma ou outra dica, solicitando um ou outro movimento, acompanhado pela indicação Um, Dois, Três, já pode, e ainda, Vou fazer um plano da sua máscara...

Pois é meus amigos, qual Martin Manhã, hoje sem que fosse previsível, tive os meus segundo de fama, o fim do meu anonimato, na certeza de que um Bento Rodrigues no Jornal da Tarde ou um Rodrigo Guedes de Carvalho ou Clara de Sousa apresentem uma reportagem onde apareço a higienizar o carro. 

Depois... acaba-se a fama e amanhã logo se verá o que poderá acontecer, numa quase certeza de que um ou outro comentário vão surgir no, Vi a escola de condução na televisão, ou, O meu instrutor apareceu no Jornal da Tarde - como se isso tivesse uma importância de vida.

Sem comentários: