terça-feira, julho 21, 2020

Ensaio - Teoria da Conspiração (2)

(continuação)

Um pouco de História

A Europa, através da União Europeia, delineou um projecto de intenções de se tornar um grupo/ continente forte economicamente capaz de combater a prepotência norte-americana e a pouca qualidade - associada à exploração e desrespeito dos Direitos Humanos - dos produtos oriundos da China. O projecto não passou de débeis intenções, como se veio a constatar. 

A história da União Europeia baseia-se numa intenção de criar um mercado livre entre os países do velho continente, com o principal intuito de se conseguir uma economia forte e capaz de fazer frente ao potente mercado norte-americano. O surgimento do Euro, enquanto moeda, ajudou a potencializar o intento.

Acontece que, a ganância de uns, o preconceito de outros e aquela coisa da identidade de cada um, fizeram com que a UE não fosse cosida, mas apenas alinhavada, ficando a tal "união" mais certa para uns do que para outros.

Esta "união" não cosida mas sim alinhavada, fez com que as diferenças fossem maiores do que as igualdades. A consequência de tal foi o surgimento  de algumas fissuras no alinhavado, uma manta curta que tapa a cabeça mas destapa os pés e uma circulação livre - mas não tanto - de pessoas, bens e serviços. Cada um negociou em prol do seu próprio interesse e não do interesse comum.

Pretendia-se que os produtos importados ou negociados fora da   sujeitos a taxas mais elevadas, estimulando deste modo a produção interna e o consumo preferencial de produtos internos. A ideia era boa, se fosse executada.

(continua) 

Sem comentários: