terça-feira, fevereiro 11, 2014
Uma motivação necessita-se!
Fala-se muito de proveito menos bom no ensino português, que os alunos se mostram muito abnegados ou que não efetivam as tarefas que lhes são solicitadas com gaudio de fazer ou saber, ou porque executam de uma ou outra forma. Acusa-se de futilidade os jovens, falta de discernimento de futuro, despreocupados de um modo geral.
Os alunos transportam consigo uma ferramenta de trabalho, não para si mas para os pais e professores, que tem a escopo de facilitar a comunicação entre as partes. Quando se inicia o ano lectivo, os pais têm de adquirir uma "caderneta do aluno" que, entre outras coisas, serve para permitir a simples comunicabilidade entre o professor e os pais.
Acontece que os professores apenas empregam o lado "negro" deste documento, fechando os olhos e a sua disponibilidade ao lado colorido do mesmo. Ou seja, os professores apenas utilizam a "caderneta do aluno" para remeter os recados aviltantes, quando o poderiam também fazer para enobrecer uma boa prestação de um aluno e assim transmiti-lo aos pais.
Se o fizessem, estou certo que motivariam muito mais os alunos, os pais e a eles mesmos. Esse enaltecer iria fazer com que a postura de alguns alunos alterasse e dessem inicio a um processo de recuperação de auto-estima, coisa que falta a muitos alunos e professores.
Felizmente conheço alguns professores que têm uma presença que faz com que os seus alunos tenham um comportamento positivo, de afeição e quase filantrópico, capazes de revelar uma condição de aprendizagem até então ignorada ou dissimulada.
Senhor(a) professor(a), quantos "recados" motivacionais já enviou aos pais dos seus alunos através da "caderneta do aluno"? - Estará a altura de fazer uma experiência, não?
Foto: PUCC
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário