sexta-feira, agosto 05, 2016

Luzes de Led



De , relativamente, poucos anos a esta parte, temos verificado que os automóveis vêm equipados com um sistema de luzes led na zona frontal, seja integrado no kit de luzes principal, seja à parte do mesmo. Também como conhecidas como luzes de circulação diurna, estas luzes têm um propósito.


Quais as (des)vantagens deste tipo de luzes?

Foi nos países nórdicos que surgiram os primeiros veículos equipados com estes kits de luzes. Essencialmente eles servem para assinalar, durante o dia, a presença de um veículo. Pode parecer estranho, pois de dia, aparentemente, existe boa visibilidade; engana-se, senhor leitor, o que de dia existe é boa luminosidade, pois a visibilidade, essa, tem outro conceito.

O que se passa, é que com as situações de contra-luz, aurora e crepúsculo, muitas vezes (maioria), os veículos não são perceptíveis a quem circula em sentido oposto. Assim, torna-se necessário, assinalar a presença do mesmo. Só dessa forma poderá evitar-se que outros condutores tomem comportamentos de risco, em ultrapassagens, por exemplo.

Falar-se em desvantagens deste tipo de luzes é quase impossível. Primeiro porque não encandeiam, segundo porque não têm qualquer efeito nefasto na visão alheia e depois porque são uma mais valia à segurança rodoviária. Afinal, assinalam a presença do veículo.

Já relativamente a vantagens, devemos indicar a mais importante; assinalam a presença do veículo, permitindo uma fácil percepção aos demais condutores sobre a presença de um obstáculo que, de outra forma passava despercebido. Depois, a nível de consumo energético, esse é bastante reduzido.


Só é de lamentar que as marcas e os agentes de segurança não percebam a necessidade que existe em ter um sistema de luzes de led, idêntico, na retaguarda dos veículos.

Sem comentários: