domingo, fevereiro 26, 2017

# Conselhos para realizar um exame prático de condução com qualidade


É sabido que a realização de um exame, seja em que área for, promove no examinado um estado de ansiedade capaz de o desconcentrar, momentaneamente. Essa desconcentração pode ser fatal, se ocorrer num momento do exame menos próprio, ou seja, um momento que requeira, por parte do examinado, um discernimento total de alerta e execução de acção.

Acontece que o examinando não escolhe o momento de desconcentração... é invadido por ele, a qualquer instante. Qual não é o instructor que já assistiu a um exame prático de condução onde assiste ao seu instruendo a realizar uma condução completamente distinta daquela que foi ensinada e até mesmo praticada durante as aulas práticas?

A preparação de um instruendo

Quando um instructor de condução automóvel prepara um instruendo ao longo das suas horas de formação, fá-lo no sentido de o preparar, não apenas para o exame prático, mas sim para a sua vida de condutor, sabendo que, após obter o seu título de condução, adaptará o seu estilo de condução.

Mas não é apenas essa a preparação que o instructor faz; ele prepara, animicamente, o instruendo para o facto de o exame não ser aquele "bicho papão" que ele julga ser e que outros comentam ser. O instructor prepara o instruendo para que ele assuma a sua boa aprendizagem e faça dela a sua força e conquista no momento da prova. Sabemos que nem sempre é possível, apesar dos esforços.

Enfrentar um exame de condução automóvel

Um instruendo, ao longo do seu processo de aprendizagem, é contemplado com diversas aprendizagens. Essas aprendizagens são ministradas por uma pessoa credenciada para tal - o instructor de condução automóvel - e com sensibilidade e conhecimento para o fazer de forma diferenciada, tendo em atenção o tipo de instruendo com quem tem de trabalhar.

Essa capacidade permite, entre outras coisas, ao instructor, perceber os níveis de ansiedade de cada instruendo, levando-o a desenvolver um estilo de ensino enquadrado com essa realidade. Arrisco mesmo dizer que os instruendos não conseguem aperceber-se que o seu instructor, ao longo do processo formativo, os vão avaliando e moldando, por forma a enfrentarem o tão temido exame de condução com maior confiança.

A realidade dos factos

Sabendo-se do ensino diferenciado que é desenvolvido pelo instructor de condução automóvel, sabe-se também que o nível de aprendizagem do instruendo é, só por si, também ele diferenciado; o instructor está sujeito a um desgaste psicológico elevado, apesar de não ser reconhecido. Ora, estas realidades fazem com que, por vezes, hajam instructores que se sintam impotentes para resolver problemas emocionais de determinados instruendos que, inevitavelmente, se virão a reflectir no tipo de exame que irão realizar.

Conselhos para realizar um bom exame de condução

Se vai realizar o seu exame de condução, deve ter presente diversos pontos:

- Não adultere a aprendizagem: Mais do que ensinar, o instructor está atento à aprendizagem. Sabe perceber como você se sente e adapta o ensinamento à sua capacidade de aprender. E se o processo formativo comporta as acções efectuadas de uma determinada forma, durante o exame não as adultere. Limite-se a fazer aquilo que aprendeu e verá que os resultados serão positivos.

- Bem preparados - Confie no seu instructor e da forma como ele o(a) prepara para o exame de condução. Se não confia nas suas capacidades, então o melhor é trocar de professor. Saiba que o seu instructor confia que você está bem preparado(a).

- Encarar a formação de forma séria - Quer prepara-se convenientemente para realizar um exame de condução positivo? Sim? Então encare a formação de forma séria, ou seja, desde o inicio da lição até ao final, mostre disposição para aprender. Deixe de se lamentar constantemente, concentre-se e esforce-se por absorver o máximo de informação possível.

4º - Tenha confiança em si  - Saiba que é capaz de realizar as acções que lhe solicitam. Nada lhe irá ser pedido para efectuar no exame que já não tenha sido feito - com maior nível de dificuldade - ao longo das lições que teve.

Agora pense, você que se encontra a frequentar lições práticas de condução; será assim tão difícil executar um exame prático de condução? Parece-me que não!

Sem comentários: