sexta-feira, dezembro 13, 2019

Momentos - Anúncio de jornal


Homem rico procura mulher que não esteja interessada no seu dinheiro ou património, mas sim em todo o amor que ele tem para oferecer.” – assim anunciava o escrito no jornal, na secção de contactos.


Por momentos quedei-me a olhar aquele anúncio e a tentar desmontar a mensagem encriptada naquelas palavras simples de frase simples; qual o real intuito daquele anúncio, qual a sua verdadeira objectividade? Que mensagem obscura estaria ali escondida, ou se apenas era a minha mente que se encontrava num momento de traição intelectual.
O homem anuncia que é rico, o que só por si demonstra uma postura arrogante, e utiliza tal facto como isco a eventuais interessadas... no seu amor. Se o dinheiro e a riqueza ou bens fosse irrelevante, não as anunciaria. Depois, ao anunciar que deseja alguém não interessado nos seus bens, tudo o que lhe vai responder são jovens mulheres “apenas” desejosas de receber todo o seu amor. Como não avaliar esse desinteresse? Irá colocá-la em situação de relação humilde?
Tentei – o que é difícil – colocar-me na posição delas. Leem um anuncio destes e o que vão pensar? Não sabem quem é a pessoa, não sabem a idade, que tipo de riqueza ou património é referenciado naquele dizer.
Voltei a ler o anuncio, inspirei ligeiramente e folheei o jornal.

Sem comentários: