Se há uma verdade - e cada vez são menos - com que nos podemos confrontar, e que foi evidenciada pela pandemia que este novo Corona vírus evidenciou, é que o que hoje é uma certeza, amanhã poderá ser uma dúvida, o que hoje é verdade, amanhã poderá ser mentira e o que hoje é forte e vigoroso, amanhã poderá ser frágil e demente.
Se antes de meados de Março 2020 havia tantas certezas ao redor do Mundo, hoje existem terríveis incertezas. A vida das pessoas mudou; o seu estado de espírito, a sua condição económica, a sua normalidade - se é que existe normalidade na vida humana - foi irreversivelmente alterada. Esta é hoje uma realidade e uma verdade quase absoluta, mas uma verdade sem a certeza de que amanhã poderá ser gémea verdadeira, porque certamente não o será!
Para verificarmos o que aqui escrevo, basta olharmos ao nosso redor, para os mais variados assuntos que vão pintando a tela diária deste belo planeta com nome de "Terra". Antes de ser declara a pandemia do inicio deste século, nos Estados Unidos da América respirava-se certezas sobre uma economia forte, sólida, implementada nas politicas de inteligência diferenciada do seu presidente Donald Trump e sua comandita. A taxa de desemprego era baixa e a satisfação popular estava em alta - segundo as estatísticas, sempre duvidosas. Estava lançada uma guerra comercial contra a China, com acusações Trumperianas e era imposto um fechar de fronteiras a produtos oriundos de oriente, ou altamente taxados.
Acontece que, surgido exactamente da China - Wuhan - por razões ainda por esclarecer - a cada dia que passa aparece uma tese diferente - surge na vida social dos terráqueos um vírus de nome Corona Vírus (Covid-19) que não pede licença para entrar num país e não passa pelo controle alfandegário, o mesmo que rastreia os produtos oriundo da terra do sol nascente. O vírus entra e insta-se.
E entrou e instalou-se. E instalou-se com a ligeireza que desejou entre as comunidades, debilitando-as. O instalou-se com o conluio do presidente Trump, que o desclassificou. E quando se instalou, este vírus não debilitou as comunidades norte-americanas apenas fisicamente, mas também economicamente e socialmente. Expôs a nu o pior que eles têm; a mentira. A mentira de que a economia era forte, a mentira de que os políticos e a politica eram verdadeiros, a mentira de que a sociedade do Tio Sam vivia sob o principio do altruísmo e da entre-ajuda.
Muito - nem tantos, porque estes textos são lidos apenas por um par de pessoas - poderão esgrimir argumentos de que não é verdade o que escrevo - a verdade é sempre relativa e é prova de que a mentira é quem mais ordena; veja-se o exemplo das armas de destruição massiva que o alcoólico do Texas afirmava ter provas existirem, para justificar a mortandade no Iraque - pois a comunicação social difundiu imensas imagens de pessoas e empresas a produzirem máscaras, viseiras e alcoolgel para distribuírem pelos profissionais de saúde. Sim, é verdade! Mas não é menos verdade que houve açambarcamento de bens - nem quero falar do papel-higiénico - de primeira necessidade, desprezando que tal comportamento teria como repercussão a falta desses mesmos bens a outras pessoas. Ninguém é Primus Inter Pares.
A pandemia permitiu perceber que há países - Reino Unido, Brasil, Estados Unidos da América - que são governados por políticos e politicas impreparados - verifique-se a situação do número de vitimas mortais devido à falta de capacidade de resposta dos respectivos sistemas de saúde - no caso destes três países, devido essencialmente à falta de saúde intelectual dos seus presidentes.
Esta pandemia abriu a porta a mudanças estruturais essenciais. Criou uma janela de oportunidade às nações e aos seus líderes para reflectirem e tornarem a "Aldeia Global" em "Pensamento Global", capaz de fazer o sonho de John Lennon ; "Imagine que não há países/ Não é difícil de fazer/ Nada para matar ou morrer/ E nenhuma religião também/ Imagine todas as pessoas/ Vivendo a vida em paz..."
Será a Humanidade capaz de aproveitar esta janela de oportunidade, ou vamos permitir que a vida dê uma volta de 360º e siga o seu caminho?
Sem comentários:
Enviar um comentário