sábado, outubro 29, 2011

Formação essencial e social

Hoje deu-se inicio a mais uma intervenção de formação de condução defensiva, desta feita na corporação dos bombeiros voluntários de Montemor-o-Velho.

A importância desta formação, prende-se com o facto de ao longo dos anos de condutores, todos nós irmos desenvolvendo representações cerebrais ou de memória, que não vão ao encontro da realidade rodoviária. Tal facto faz com que o que não é legalmente representativo da segurança rodoviária e cumprimento das regras, o passe a ser, condicionando muitas vezes os demais utentes.

Nas corporações de bombeiros em geral, culturalmente são criadas atitudes e comportamentos que em nada estão de acordo com essa lei, bom.senso e segurança que se deseja e exige.

Assim, e para que tão nobre voluntariado possa adquirir mais e melhor conhecimento, assim como partilhar experiências, o Projecto Sirene em Segurança em parceria com a Associação Figueira Viva e o exclusivo patrocínio da marca internacional de pneus, Michelin Ibérica, vem mais uma vez presentear uma corporação com horas de formação sem custos para esta ou para os seus operacionais.

Mais uma vez, a comunicação social deste país, resolveu não comparecer e testemunhar o que de social e pela sociedade se vai fazendo, dando certamente preferência à noticia da desgraça alheia. Assim se faz jornalismo em Portugal.

Amanhã decorrerá o segundo dia da formação, estando a manhã reservada ao desenvolvimento de exercícios específicos em parque e a tarde para formação em sala.


Sem comentários: