A condução de veículos em serviço de emergência requer, por parte destes condutores, uma habilidade psico-motora que lhes permita efectuarem o seu serviço de uma forma não apenas eficaz, mas também eficiente.
No entanto, todo esse trabalho fica comprometido se os condutores destes veículos não tiverem uma boa atitude e comportamento rodoviários.
Nesse sentido, estas formações vão ao encontro com uma necessidade que as direcções e comandos das corporações têm, que é a sensibilização dos operacionais condutores de veículos em situação de emergência, mostrando-lhes que alguns comportamentos que apresentam na via pública não se enquadram com o propósito para o qual se alistaram numa corporação de bombeiros.
Com dois anos efectuados de Projecto , mais de 190 operacionais já receberam formação e os resultados excederam os objectivos. no final dos anos de 2010/2011, tinham as corporações onde desenvolvemos a formação, diminuído a taxa de sinistralidade em cerca de 88%/ média.
Se falarmos em custos operacionais com desgastes prematuros de consumíveis, avarias por deficiente uso de viaturas, reparações devido a acidente rodoviário, a diminuição encontra-se no intervalo dos 50%/75%, o que equivale a alguns milhares de euros poupados ou não perdidos por trabalhos não efectuados.
Eu trabalho com grande exito no saber-saber deste louváveis voluntários, mas essencialmente eles t~em tido um grande sucesso no seu saber-ser, pois percebem que existem outros caminhos para os problemas que vão encontrando.
Sem comentários:
Enviar um comentário