quinta-feira, janeiro 26, 2017

# Os semáforos com temporizador na zona da Portagem na cidade de Coimbra


Sabemos todos, quantos possuidores de um título de condução, que os semáforos servem para melhor regular o trânsito de viaturas e peões nas intersecções - cruzamentos e entroncamentos - permitindo, dessa forma, uma maior e melhor fluidez de tráfego.


A determinada ocasião, para permitirem aos peões e condutores perceberem o tempo de espera ou disponível para o atravessamento, surgiu, a acompanhar os semáforos, informação de tempo restante para a cor disponível. Positivo! Os níveis de segurança aumentaram, essencialmente, no que à autorização de transitar diz respeito.

Acontece que, quando se programa um semáforo com temporizador, deverá ter-se sempre em consideração as correntes de fluxo de trafego, os horários e  as intensidades variáveis.

Deste modo, percebe-se com facilidade que, os mais de 70 segundos de espera do semáforo no final da Av. Emídio Navarro, junto ao posto de Turismo, assim como os do sentido oposto, são um exagero de tempo, condicionando a fluidez do tráfego naquelas vias de circulação.

Se a programação do tempo de espera diminuísse para metade, assegurar-se-ia uma maior rotatividade nas autorizações de avançar, logo um maior escoamento do trânsito. Depois, tendo em atenção o fluxo médio, esse tempo de espera poderia sempre ser adaptado.

Para quem utiliza aquele espaço diversas vezes ao dia, percebe bem que existem determinadas horas - chamem-lhes horas de ponta - em que o o tempo estabelecido para a espera, permite apenas a acumulação de viaturas, principalmente na Av. Emídio Navarro, criando duas filas com uma extensão entre o Turismo e o Hotel ibis.

Foto: Google Maps

Sem comentários: