Este artigo direcciona-se, essencialmente, à rapaziada que anda a frequentar uma escola de condução, assim como para os seus pais e amigos já encartados.
Vou abordar o tema "ponto-de-embraiagem", que tanta confusão gera na cabeça dos novos candidatos a condutores. Esta é, apenas, a minha visão da coisa, enquanto instructor de condução automóvel, mas que pode - e será, certamente - ter uma visão diferente por parte de outros colegas instructores de condução automóvel.
A confusão sobre o ponto-de-embraiagem é alimentada por duas fontes; a primeira, enfim, normal, a do desconhecimento. A segunda, a da conspiração desenvolvida por terceiros, com teorias como - quando te mandarem fazer o ponto-de-embraiagem, é que te vai ver aflito(a) - ou - já treinaste o ponto-de-embraiagem? eu comecei a treiná-lo à quarta ou quinta lição.
O funcionamento mecânico da embraiagem
Em primeiro lugar temos de perceber que a embraiagem é o elo de ligação entre a força que é produzida no motor e o sistema de tracção (rodas). Depois, interiorizar que o "ponto-de-embraiagem" é o momento do primeiro atrito (contacto) entre uma peça do sistema de embraiagem e uma peça do sistema de produção de energia (habitualmente chamado de motor).
A embraiagem, entre outros componentes, é composta por um disco que se movimenta longitudinalmente, mediante a pressão ou libertação do pedal da embraiagem. A saber, se pressionarmos o pedal a fundo, estamos a desembraiar, mas ao o libertarmos, estamos a embraiar (os encartados avaliam, erradamente, o processo ao contrário)
Ou seja, ao pressionarmos o pedal da embraiagem, estamos a afastar o disco da embraiagem do prato do motor (prato do motor é a peça circular exterior do bloco onde se produz a energia - motor - e onde o disco de embraiagem se encosta quando embraiamos).
Então, ao levantarmos o pedal da embraiagem, aproximamos o disco da embraiagem ao prato do motor. assim se dá o primeiro atrito, aquele suave toque que nos transmite a informação que o veículo está prestes a iniciar o andamento; estamos na presença do "ponto-de-embraiagem". sim, isso é o ponto-de-embraiagem, o primeiro atrito. e sempre que iniciamos a marcha, a bom da verdade, praticamos o "ponto-de-embraiagem".
Coloca-se então a pertinente questão; Então não é nas subidas íngremes que se pratica o "ponto-de-embraiagem", ao tentar-se segurar o automóvel, apenas, com o acelerador e a embraiagem?
A resposta a esta questão é simples; estrago de material! Ou seja, estar num plano inclinado a forçar a embraiagem, aquecendo-a, é danificar os elementos que compõem.
O meu ideal de ensino aos meus instruendos, é sempre o de os fazer saber identificar o "ponto-de-embraiagem" para que, quando se sentarem ao volante de qualquer automóvel que seja, o saibam praticar da melhor forma possível, diminuindo o desgaste do material, evitando danificá-lo.
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