Um exame de condução é a fase final do processo de aprendizagem e formação de quem pretende adquirir um título que o habilite a conduzir um veículo, seja ele de que categoria for. É sempre o ponto alto de todo o processo e pensar-se na palavra exame, provoca, de modo geral, um formigueiro na barriga.
Mas afinal, será o exame de condução uma prova tão difícil e complicada como a tradição do passa a palavra quer fazer parecer, ou não passa de um breve momento em que alguém vai avaliar os nossos conhecimentos teóricos e práticos e avalizar a nossa capacidade para enfrentarmos o meio rodoviário, sozinhos?
Um exame de condução e um estado de espírito alterado
O exame de condução automóvel está dividido em duas partes, assim como a aprendizagem ou o processo formativo, teórico e pratico. A formação, apesar de ser, segundo a legislação em vigor, efetuada em simultâneo, o que até é bastante positivo, vê a avaliação ser efectuada separadamente; primeiro a teórica, através de um exame multimédia e a segunda, através de um exame prático.
Quando uma pessoa avança para a inscrição numa escola de condução para se propor a adquirir formação capaz de a levar a ser titular de um documento que lhe permita conduzir uma viatura, credenciada, fá-lo no sentido de que tal seja um processo simples, rápido e positivo.
No entanto, sabe que, à partida, quando chegar a data de prestar provas, alguma quantidade de nervos a vai invadir (são raros os casos em que a pessoa não se sente um pouco nervosa), criando um estado de espírito de insegurança, mesmo sabendo-se preparada.
Não é possível realizar-se um exame teórico ou prático se não se estiver preparado para tal. E essa preparação, por mais que haja quem não queira aceitar, não é igual, na capacidade pessoal, para todos de forma igual. Ou seja, nem todos temos a mesma capacidade cognitiva para apreender uma determinada matéria ou processo de rotina.
Assim, torna-se imperial que cada um de nós tente perceber as suas capacidade e limitações, no sentido de encontrar o melhor processo de aprendizagem, com a finalidade de conseguir realizar o exame teórico e o exame prático com a maior qualidade possível, com vista a uma aprovação.
O Circula Seguro deixa aqui umas dicas para que possa realizar o seu exame teórico e prático de condução com a menor pressão possível:
Cada coisa no seu lugar
Existe, em cada candidato a condutor, a tentação de, mesmo antes de se inscrever numa escola de condução, tentar aprender a conduzir, seja com os pais, seja com algum amigo. Esta é uma iniciativa que se pode vir a mostrar prejudicial à sua aprendizagem, uma vez que os pais ou os amigos não têm formação adequada para desenvolver esses ensinamentos e certamente já têm alguns "vícios" que desenvolveram ao longo da sua experiência como condutores.
O exame teórico de condução
Se pensa que pode desenvolver o seu exame teórico apenas com a sua aprendizagem caseira no desenvolvimento da bateria de testes que se vendem ou que estão disponíveis na web, esse pensamento está de todo errado e vai, certamente, trazer maus resultados. Frequentar as aulas de ensino teórico, vai permitir-lhe esclarecer dúvidas com o formador que está dentro da sala (para as escolas que lá têm algum) e dessa forma perceber como deve interpretar as questões que são apresentadas nos testes.
O exame prático de condução
A parte prática da aprendizagem é totalmente diferente da teórica. Assim como são diferentes duas pessoas. Sabendo-se que a lei prevê que um candidato apenas esteja obrigado a realizar 32 horas de formação e 500 quilómetros, para a categoria "B", estes números podem não serem suficientes.
Para que se possa preparar adequadamente para o seu exame prático, ou seja, para que se possa sentir confiante para realizar a prova sem sobressaltos, deverá escutar o que o seu formador tem para lhe dizer.
Oiça-o com atenção e, se ele lhe aconselhar a realizar mais horas de formação, não pense que ele quer que gaste mais dinheiro; acredite, ele quer sim é que se prepare bem e aprove, evitando assim gastar dinheiro em novos pedidos de exame, mais aulas extras obrigatórias e tempo de espera por marcação de novo exame. Confie no seu formador, ou mude para outro, se não confiar no que tem.
Durante o exame teórico e prático
Durante o seu exame teórico, leia com atenção todas as perguntas e respostas que lhe são apresentadas. Tem 30 minutos para realizar a sua prova (cat. B).
Na realização da sua prova prática, tente manter a calma e controle a sua ansiedade. Pense antes de executar as tarefas e se não perceber alguma indicação apresentada pelo examinador, não hesite em pedir que lha repita. Mantenha-se atento(a) e desenvolva a condução tal como aprendeu ao longo da sua formação.
Manobras e conceitos em exame
Não lhe vai ser solicitado nada durante a sua prova de avaliação que não tenha desenvolvido ao longo das aulas teóricas e práticas. Durante o exame prático, vai ser-lhe solicitado, entre outras coisas, que desenvolva as seguintes manobras:
- Inversão de sentido de marcha com recurso à marcha-atrás
- Contorno de passeio em curva em marcha-atrás
- Arranque em rampa com inclinação
- Estacionamento em espinha e em linha
- mudança de direcção
- Alteração de fila de trânsito
- Trabalho de caixa de velocidades, utilizando todas as disponíveis.
Essencialmente, prepare-se com a ajuda dos seu formador e desenvolva a sua prova com confiança e tranquilidade.
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